A Volta ao Mundo Pelas Casas dos Livros

Real Gabinete Português de Leitura

 A Biblioteca Real Gabinete Português De Leitura foi fundada em 1837 por um grupo de quarenta e três imigrantes portugueses, refugiados políticos, para promover a cultura entre a comunidade portuguesa na capital do Império naquela altura.
Real_Gabinete_Português_de_Leitura_-_Rio_de_Janeiro,_Brasil
O edifício da actual sede, projectado pelo arquitecto português Rafael da Silva e Castro, foi erguido entre 1880 e 1887 em estilo neomanuelino.
O Imperador D. Pedro II (1831-1889) lançou a pedra fundamental do edifício em 10 de Junho de 1880, e sua filha, a Princesa Isabel, junto com seu marido, o Conde d’Eu, inauguraram-no em 10 de Setembro de 1887.

 Esta biblioteca está aberta ao público desde 1900 e possui a maior colecção de obras portuguesas fora de Portugal.

Entre os cerca de 350 000 volumes encontram-se obras raras como um exemplar da edição “princeps” de “Os Lusíadas” de Luís de Camões (1572), as “Ordenações de D. Manuel” (1521), os “Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram”(1539), um manuscrito da comédia “Tu, só tu, puro amor” de Machado de Assis, de entre muitas outras.
Anualmente, recebe cerca de seis mil títulos de Portugal.
Há ainda uma importante colecção de pinturas de José Malhoa, Carlos Reis, Oswaldo Teixeira, Eduardo Malta e Henrique Medina.

Tem um volume de visitas médio diário de cento e cinquenta visitantes, tendo sido, no passado, visitada por nomes ilustres como: Machado de Assis, Olavo Bilac e João do Rio.
800px-RealGabinetePortuguesLeitura2

O Real Gabinete promove cursos sobre Literatura, Língua Portuguesa, História, Antropologia e Artes, destinados principalmente a estudantes universitários.
Esta biblioteca está na lista das 30 mais belas bibliotecas do mundo.

RealGabinetePortuguesLeitura1

Podem encontrar também em: Blog Clube do Livro no separador “Projeto Snoopy”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *