Sempre com Saúde,  Uncategorized

O que vem primeiro? Fio ou Escova?

Com já disse anteriormente, eu sou médica dentista e como profissional ativa nesta área, surgem-me frequentemente pacientes no consultório que não sabem como fazer uma escovagem correta dos dentes e quais produtos usar.

Infelizmente, constato muitas vezes que as pessoas ainda não fazem como parte dos seus rituais diários de higiene a escovagem dos dentes e é aí que o meu papel como médica dentista é muito importante. Fazer as pessoas compreenderem a importância de uma boa higiene oral e responder às suas dúvidas são algumas das minhas funções enquanto profissional de saúde. Questões como quantas vezes se deve escovar os dentes por dia, se deve usar o fio, quando é de se deve usá-lo, ou até mesmo o que é o fio dentário, são algumas das perguntas que eu, quase diariamente respondo.

160926123533_953395
imagem retirada deste site

No sentido de também ajudar a tirar algumas dúvidas aos meus leitores, decidi fazer esta publicação onde vou falar um pouco dos hábitos de higiene oral mínimos que são muito importantes para cada um de nós ser capaz de manter o seu estado de saúde oral.

Mas afinal quantas vezes precisamos escovar os dentes ao longo do dia?

Bem, idealmente, deveríamos escovar os dentes após cada refeição, mas, pelos mais diversos motivos, não somos capazes de o fazer, então o mínimo que eu recomendo aos meus pacientes é escovar os dentes duas vezes por dia, sendo que a mais importante é a da noite.

Depois de escovar os dentes à noite, pode-se fazer um lanchinho?

Claro que pode! Desde que depois volte a escovar os dentes! 😀 É muito importante não deixar restos alimentares “colados” aos dentes durante a noite!

Durante quanto tempo tenho de escovar os dentes?

O tempo médio recomendado é dois minutos.

Como dividimos os dois minutos? Quantos segundos a cada dente?

Bem, não é necessário ser preciso ao ponto de estipular os segundos para cada dente, mas não é difícil dividir os dois minutos: se imaginarmos duas linhas que, desenhadas como uma cruz, dividem a boca em quatro partes ( duas superiores e duas inferiores), é só dividir os dois minutos em quatro partes e ficamos com uma média de trinta segundos para cada uma dessas partes. (como mostra na imagem)

quadrantes
imagem retirada deste site

Precisamos usar o fio ou a escova é o suficiente?

Por melhor que seja a escova, ela não é capaz de fazer o mesmo que o fio dentário faz e chegar aos locais que o fio chega. E que locais são esses? Os espaços interdentários ou seja, todos os espaços entre os dentes. É por esse motivo que eu recomendo sempre que usem o fio.

O fio deve ser usado antes ou depois da escovagem?

O fio deve ser usado antes de usar a escova, pelo simples motivo que não vale a pela fazer uma escovagem e logo depois ir remover mais restos alimentares dos espaços interdentários, que certamente vão acabar colados em alguma superfície dentária. Então a ordem correta é, primeiro o fio e depois a escova.

fio-dentário-higiene-oral-Saúde-Oral-810x371
imagem retirada deste site

Então, estas são algumas das questões que diariamente eu respondo. Espero ter sido útil e ter tirado algumas dúvidas! Se tiverem mais alguma questão podem deixar nos comentários e eu responderei mais tarde!!

Beijinhos! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *