DIY Lover

| DIY | Passo a Passo para secar rosas

No artigo que partilhei sobre livros digitais e livros físicos, incluí uma fotografia tirada por mim com rosas secas. Como elas foram um completo sucesso, decidi partilhar com vocês como eu faço as minhas rosas secas ficarem com um aspecto bonito e nada amassadas! O passo a passo para secar rosas é muito simples, rápido e nada dispendioso!

Desde que me lembro de gostar de flores que as rosas são as minhas favoritas e secá-las tornou-se uma paixão para mim. Já o fiz de várias maneiras. Prensadas no meio de livros e cadernos, pousadas em superfícies planas ou dependuradas.

As rosas que eu mais gosto de guardar no meio de livros são as Rosas de Santa Teresinha porque elas são pequeninas, delicadas e levemente perfumadas. Adoro abrir um livro e que o sentir o aroma da rosa lá está guardado.

Motivos para secar rosas

Qualquer motivo é um bom motivo para secar uma rosa, mas aqui vão os três mais importantes para mim!

  • Porque a rosa tem um significado especial…
  • Porque mesmo secas ficam lindas…
  • Porque simplesmente amo rosas!
Material
  • Rosa
  • Linha (+/- 1m)
  • Tesoura
Passo a Passo para secar rosas
  1. Cortar o pé da rosa à altura desejada
  2. Cortar cerca de 1m de linha e enrolar uma parte à volta do pé da rosa. (aproxi. 15cm)
  3. Com a restante linha, pendurar a rosa num local seco

Como começou o meu vício

A primeira vez que me lembro de colocar uma rosa a secar devia ter uns 10 anos. Era uma rosa amarela que tirei de um arranjo no casamento da minha madrinha. Durante anos, ela esteve muito direitinha em cima do velhinho computador que tínhamos, mas há uns anos ela caiu ao chão e acabou por se desfazer.

Fiz um pequeno envelope de papel e guardei as pétalas lá dentro. Ainda hoje guardo o pequeno envelope na mesma caixinha onde guardo as minhas outras flores secas.

Dicas

Embora seja possível secar rosas em qualquer altura do ano, é mais fácil e rápido secá-las no verão, já que no inverno, o tempo tem tendência a ser mais húmido. Assim sendo, se as rosas não forem colocadas num local com humidade mais reduzida, podem ganhar bolor e apodrecer.

A fim de contornar este problema, se tiver alguma rosa para secar nos meses de Inverno, coloco-as num local perto da salamandra.

Quanto ao tempo que elas demoram a secar, não é fácil predizer com certeza quanto tempo leva até que a rosa esteja completamente seca, já que isso vai depender das condições do ambiente.

Só para concluir, tenho uma última dica muito simples para quem está a tentar secar rosas pela primeira vez! Se não tiverem a certeza se a rosa já está seca, deixem-na mais algum tempo sem lhe mexer. Mesmo que pareça! Lembrem-se de que a rosa não vai ficar mais seca do que devia, mas o contrário pode condenar a rosa. Já me aconteceu guardar uma rosa por achar que ela já estava seca e, no final, ela acabou por se estragar porque ganhou bolor. Para que isto não vos aconteça, joguem pelo seguro e deixem as vossas rosas a secar durante mais tempo!

Espero que tenham gostado das minhas dicas! Gostava muito de ver os vossos resultados!

Beijinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *