casamento efémero
Em Português,  Livros

| Casamento Efémero | Candace Camp – Opinião Literária

Apesar de jovem, James já não espera muito da vida. Na sua pouca sorte, Laura não tem mais ninguém a quem recorrer. Eles não se suportam, mas isso não impede que o pedido de casamento surja. Não demora muito tempo até que ambos comecem a desejar ter mais tempo na companhia um do outro. Mas a ampulheta do tempo não para e um milagre não parece algo que esteja prestes a acontecer. Casamento Efémero é a história de dois destinos que se cruzam no pior momento das suas vidas e que a partir daí se unem para chegar ao seu melhor momento.

Casamento Efémero

 

Titulo original: A Momentary Marriage

Autora: Candace Camp

Data de publicação: junho.2018

Páginas: 392

Editora: Edições Quinta Essência

ISBN:978-989-741-952-2

 

Sinopse

James de Vere sabe que não lhe resta muito tempo de vida. Pelo menos é o que lhe dizem os médicos londrinos. Como é um homem pragmático e racional, decide regressar a Grace Hill, o seu lar. Se o médico de lá não o puder ajudar, tratará de pôr a vida em ordem e aguardar o pior…

Porém, ao chegar a casa do médico, James constata que ele acabou de falecer, deixando uma filha na penúria. James e Laura já se conhecem, mas as recordações do passado não são as melhores… Numa inspiração momentânea, James faz-lhe uma proposta arrojada: estará ela disposta a casar com ele? Ele salvá-la-ia da miséria, ela evitaria que a fortuna dele fosse parar às garras da sua família gananciosa. O casamento solucionaria os problemas de ambos…

E, curiosamente, Laura… aceita! É que ela é também uma mulher pragmática, e não tem quaisquer esperanças de vir a encontrar o amor. Mas, à medida que os dois vão enfrentando as desconfianças da família de James, percebem que têm mais em comum do que imaginavam… e dão por si a ansiar que o tempo pare… e que “a morte os separe” num futuro bem longínquo.

Candace Camp tem já uma legião de fãs a nível internacional, e estreia-se agora no nosso país. Casamento Efémero reúne o melhor que o romance histórico tem para oferecer…

Texto disponível no site da editora Leya, aqui.

 

Opinião

James é um personagem resignado com a sua eminente morte. Sempre foi um homem forte e autónomo, mas a inexplicável doença torno-o frágil. Apesar da sua resignação, eu achei que este personagem nunca chegou a desistir de encontrar alguém capaz de lhe oferecer um milagre. Foi por isso que ele procurou o pai de Laura. James é a claro exemplo do ditado popular, “A esperança é sempre a última a morrer.” No entanto, numa grande parte da história, ele assume um papel menos significativo. Ele fica inconsciente por causa da sua condição física, apenas recuperando algum tempo mais tarde.

Filha de um médico, Laura é uma mulher pragmática. Quando aceita casar com James estava longe de imaginar que seria ela a pessoa capaz de o salvar. Afinal ela não era médica. Ela assume um papel de liderança quando o estado de saúde do marido piora e ela percebe o que está a acontecer. Nesse momento, ela arregaça as mangas e faz todos os possíveis para o salvar.

Casamento Efémero é um livro com reviravoltas e um desfecho inesperado. Tem uma leitura suave e rápida, que deixa o leitor com vontade de ler mais.

*******

Apenas para concluir, se gostou do que leu, pode encontrar mais das minhas opiniões neste link.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *