a educação de eleanor
Em Português,  Livros

| A Educação de Eleanor | Gail Honeyman – Opinião Literária

Eleanor Oliphant tem a sua vida, as suas regras, as suas manias. Esta é a sua camuflagem, a sua forma de adaptação a uma vida que nem sempre lhe sorriu. A Educação de Eleanor não foi a ideal, mas foi a única que ela teve. Aprender a viver com ela não foi fácil, mas ela conseguiu. 

A Educação de Eleanor

 

Titulo original: Eleanor Oliphant is completely fine

Autora: Gail Honeyman

Data de publicação: setembro de 2018

Páginas: 328

Editora: Porto Editora

ISBN: 978-972-0-04898-1

Onde comprar: WOOK | Porto Editora 

Sinopse

Costa Award para Primeiro Romance
Livro do Ano British Book Awards
Livro do Ano da Livraria W H Smith
Nomeado para Livro do Ano pela Goodreads


Eleanor Oliphant tem uma vida perfeitamente normal – ou assim quer acreditar. É uma mulher algo excêntrica e pouco dotada na arte da interação social, cuja vida solitária gira à volta de trabalho, vodca, refeições pré-cozinhadas e conversas telefónicas semanais com a mãe.

Porém, a rotina que tanto preza fica virada do avesso quando conhece Raymond – o técnico de informática do escritório onde trabalha, um homem trapalhão e com uma grande falta de maneiras – e ambos socorrem Sammy, um senhor de idade que perdeu os sentidos no meio da rua.

A amizade entre os três acaba por trazer mais pessoas à vida de Eleanor e alargar os seus horizontes. E, com a ajuda de Raymond, ela começa a enfrentar a verdade que manteve escondida de si própria, sobre a sua vida e o seu passado, num processo penoso mas que lhe permitirá por fim abrir o coração.

Texto retirado do site da editora, disponível neste link.

Opinião

Decidi fazer a leitura deste livro porque li criticas muito boas a seu respeito, mas a verdade é que este não foi um amor à primeira vista. Desde o primeiro momento, a Eleanor pareceu-me uma personagem estranha, instável e preconceituosa. Ela era vítima de preconceito, é verdade. Mas, ela própria, tinha ideias e pensamentos preconceituosos para com os outros que surgiam na sua vida e, para ser muito sincera, isso foi algo que não gostei. Com o tempo, percebi que essa foi uma defesa criada por ela. Baseando-se na sua própria lógica, ela criou uma barreira entre ela e o resto do mundo para se proteger de ser magoada.

O longo da leitura vi-me irritada com a Eleanor, fui animada por ela, fiquei triste quando ela ficou, e, por fim, terminei contente com a reviravolta que ela deu à sua vida. Gostei que ela tivesse sido capaz de criar elos de ligação com outras pessoas e de se envolver emocionalmente com elas. Adorei ‘descobrir a amizade’ junto com ela.

A Educação de Eleanor é um livro que começou por me deixar um pouco irritada, mas acabou por me tocar e emocionar. Não consegui ficar indiferente à diversão que sempre esteve presente ao longo da história e dei por mim a rir por diversas vezes. 

Na minha opinião, este livro tem um inicio “estranho”, mas definitivamente vale o tempo passado a ler-lo. 

*******

Podem ler mais das minha opiniões recorrendo a este link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *