Deve Ser Primavera algures
Em Português,  Livros

| Deve Ser Primavera Algures | Pedro Rodrigues – Opinião

Deve Ser Primavera Algures era um livro que eu aguardava com alguma ansiedade. Assim que ficou disponível em pré-venda adquiri-o logo e li-o num abrir e fechar de olhos. Sinceramente, soube-me a pouco… Por minha culpa, está claro! xD Cometi o pecado da gula com a leitura deste livro e devorei-o do inicio ao fim sem interrupções… Resultado, uma ressaca literária e um forte desejo de “quero mais!”. O Pedro tem esta capacidade de me tocar com as suas palavras e, por esse motivo, um livro não é o suficiente… Se querem um conselho meu, sigam o trabalho dele!

Deve Ser Primavera Algures

deve ser primavera algures

 

Autor: Pedro Rodrigues

Data de publicação: março de 2019

Páginas: 172

Editora: Cultura Editora

ISBN: 9789895425655

Onde Comprar: WOOK | Cultura Editora

Sinopse

Joana nasceu condenada aos infortúnios da vida. A vila pobre, o pai ausente, a mãe entregue ao álcool, o irmão deficiente. Apesar de ter sido agraciada com inteligência e beleza, as qualidades da rapariga parecem não ser suficientes para que ela reme contra a corrente.

Numa terra de ninguém, Joana luta para ser gente: resiliente como uma flor que teima em brotar entre as pedras da calçada.

O romance de estreia de Pedro Rodrigues é sobre a dureza da vida e a importância de se manter viva a esperança por uma primavera que acaba sempre por chegar, mesmo depois do mais rigoroso inverno.

Texto retirado do site da editora Cultura, disponível neste link.

Opinião

A primeira confissão que tenho a fazer sobre esta leitura é que o Deve Ser Primavera Algures é completamente diferente de tudo o que eu imaginei que seria… A verdade é que eu esperava um romance doce, mas acabei por ler uma versão crua e real… Apesar da surpresa, a versão lida superou muito a versão “imaginada” por mim.

Este é um livro pequeno – sim, a minha rapidez não se deveu apenas à minha gula literária -, mas o que está nas suas páginas é tão intenso que poderia valer por mil. Estão a ver aqueles anúncios da sunquick? O Deve Ser Primavera Algures é a versão literária disso! xD

A minha leitura passou por vários momentos inquietantes e alguns verdadeiramente perturbadores. O Pedro adotou uma escrita crua e despida de floreios, justificada pela ausência da Primavera na história… Isto traduziu-se em personagens sofridos e destinos, por vezes, penosos…

Sofri pela Joana desde as primeiras páginas… Pela mulher que a Joaninha poderia ter sido e nunca foi… Pelas oportunidades que morreram antes mesmo de nascer… Pelos sonhos que ela tinha e que acabou por  perder… Este não é um daqueles romances adoráveis… Ele é real, de uma forma que chega a ser dolorosa, mas isso não o impede de ser belo, à sua própria maneira, mas verdadeira. A primavera da Joana não foi como imaginei que seria, mas isso não faz dela menos perfeita.

Tinha expectativas muito altas para este livro e, mesmo tendo tomado um rumo completamente diferente do que o que imaginei que seria, ele não me desapontou… Deve Ser Primavera Algures é um livro comovente e perturbador, intrigante e apaixonante, tudo ao mesmo tempo… Não irá deixar o leitor indiferente à sua história. Definitivamente, um livro que eu recomendo!

 

__

FilipaM.

*******

Podem ler mais das minha opiniões literárias seguindo este link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *