Em Português,  Livros

| Miga, Esquece lá isso! | Clara Não – Opinião

Chegou, no passado mês de Junho, o novo livro da Clara Não! Miga, esquece lá isso! é um livro cheio de mensagens fortes que promete fazer os leitores pensar!

Miga, Esquece lá isso!

Miga, esquece lá isso!

 

 

Autora: Clara Não

Data de publicação: junho de 2019

Editora: Ideias de Ler

ISBN: 978-989-740-064-3

Onde comprar: | WOOK | Porto Editora

Sinopse

Este é um livro de amor e indignação para os dias em que te sentes na m… em baixo.
Sabes o que te digo? Miga, esquece lá isso, porque a tua vida é demasiado importante para a desperdiçares com tristezas.

Para aquele “indivíduo de $%#*£”, um recadinho: não és assim tão importante!
Para as saudades que não passam (não do “indivíduo”, claro), um sorriso.
Para a sociedade, um manifesto a favor da igualdade.
E para sonhares acordada (quem nunca!?), as nuvens-ovelhas de patas para o ar.

Defende aquilo em que acreditas. Luta pelos teus sonhos. Mostra ao mundo que ninguém te vai impedir de ser feliz.

Clara

Texto retirado do site da Porto Editora, disponível neste link.

Opinião

Miga, esquece lá isso! despertou em mim sentimentos bem contraditórios… Devo confessar que já o li duas vezes. A primeira foi, provavelmente, a minha leitura mais rápida de todo o sempre. A segunda foi uma tentativa de absorver aquilo que não interiorizei da primeira vez.

Estava à espera que fosse um livro de texto com algumas ilustrações e deparei-me com um livro de ilustrações com algumas frases. – Isso contribuiu para o facto de esta ter sido uma das minhas leituras mais rápidas. Não conhecia a autora e, numa pesquisa rápida, descobri que costumávamos ser “quase” vizinhas!

Como em qualquer outro livro, tem coisas que me atraíram e outras que não atraíram tanto.

MIGA

Percebi que a autora tenta, com este trabalho, sensibilizar os leitores para algumas coisas que ainda estão muito erradas na sociedade, recorrendo a frases fortes. O objetivo é chocar e provocar uma reação ao leitor. E devo dizer que a Clara Não é bem sucedida! Quase todas as frases tem um impacto, seja ele positivo ou negativo.

Inicialmente, ele não parece mais do que uma carta ao para o ex-namorado repleta de raiva e ressentimento. No entanto, à medida que a leitura desenvolve, o livro transforma-se num grito do Ipiranga feminino. Um hino ao feminismo que visa lembrar que a mulher não é inferior ao homem.

ESQUECE

Eu concordo com grande parte do que ela escreve, no entanto é a forma como ela escreve que me faz torcer um pouco o nariz… Em algumas das frases a autora expressa-se de uma forma um pouco agressiva, o que não traduz, de todo, a minha forma de ver as coisas. Compreendo que o objetivo é criar uma reação pelo choque que as suas palavras provocam, do género, “vê se acordas para a vida!”, mas não sei se esta será a melhor forma de transmitir a mensagem. Afinal o feminismo é lutar pela igualdade nos direitos das mulheres e dos homens e não uma forma de “atacar” os homens.

Mas, de uma forma geral, este é um livro com uma mensagem forte, que faz pensar em algumas das ideias ainda muito enraizadas na sociedade sobre as mulheres e o seu papel no mundo. Ele relembra que a mulher é importante enquanto ser individual e acredito que esta é uma mensagem que pode fazer a diferença para algumas leitoras.

Ele tem ainda a capacidade de arrancar algumas risadas, quer pelas frases, quer pelas ilustrações originais.

ISSO!

Não é um livro que quem lê possa dizer que ficou indiferente! Isto é certo! A Clara Não tem uma capacidade de divertir os leitores ao mesmo tempo que transmite mensagens importantes! A juntar a isso, é uma autora nacional!!! Vamos apoiar mais os escritores portugueses!

*******

Podem ler mais das minha opiniões clicando neste link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *