Em Português,  Livros

| Um Refúgio Para a Vida | Nicholas Sparks – Opinião

Um Refugio Para a Vida é um livro de Nicholas Sparks que aborda um tema que, infelizmente, continua a ser muito atual e com um tendência para aumentar… Deve ser falado, deve ser discutido, deve ser denunciado! Violência doméstica não é normal, não é um gesto de demonstração de amor, não pode ser encobrido! Longe vão os tempos em que entre marido e mulher não se metia a colher!

Um Refugio Para a Vida

 

Título Original: Safe Heaven

Autor: Nicholas Sparks

Data de Publicação: setembro de 2019

Páginas: 384

Editora: ASA Editora

ISBN: 978-989-23-4605-2

Onde comprar: | WOOK | LeyaOnline |

Sinopse
Por mais que queiramos fugir, o amor encontra sempre o caminho.
A chegada de Katie a Southport, uma pitoresca cidade na Carolina do Norte, vem envolta numa aura de mistério. Jovem e atraente, ela procura o anonimato e evita quaisquer laços afetivos. Mas aquela comunidade pequena e calorosa conquista-a e Katie dá por si com dois amigos inesperados: Alex, um jovem viúvo com um coração grande e dois filhos pequenos; e Jo, a sua vizinha franca e bondosa.
Pela primeira vez em muito tempo, sente-se segura e suficientemente forte para sonhar com o futuro. E nesse sonho, Alex está cada vez mais presente.

Mas apesar de o amor entre ambos encerrar uma promessa de eternidade, Katie debate-se com um paralisante segredo. O seu passado ainda a persegue, ameaçando de morte a segurança que pensou ter encontrado em Southport. Com o apoio incondicional de Jo, Katie percebe que terá de fazer uma escolha decisiva. Chegou o momento de optar entre uma vida de segurança temporária e outra mais arriscada mas infinitamente mais recompensadora… porque nos momentos mais sombrios, o amor é o único e derradeiro refúgio.

Um Refúgio Para a Vida é um dos romances mais queridos de Nicholas Sparks, tendo sido adaptado para o grande ecrã por Lässe Hallstrom em 2013 e protagonizado por Julianne Hough e Josh Duhamel.

Texto extraído da página da editora Leya, disponível neste link.
Opinião
Embora, por norma, primeiro leia os livros e só depois veja o filme, com Um Refúgio Para a Vida a história passou-se ao contrário… Vi o filme protagonizado pela Julianne Hough e pelo Josh Duhamel há alguns anos e apenas recentemente tive a oportunidade de ler o livro…
Não é segredo que eu gosto muito dos livros do autor Nicholas Sparks! Sei que as opiniões sobre as obras dele nem sempre são muito favoráveis, mas a verdade é que até ao momento, ainda não encontrei nenhum livro de que não tenha gostado.
***
Não são raras as vezes que o autor introduz nas suas histórias problemas reais e atuais do dia a dia… Neste livro, o tio Nick abordou o tema violência doméstica… Quem está atento às noticias em Portugal sabe que, infelizmente, as noticias dedicadas a este assunto são muito frequentes. Agressões verbais, agressões físicas, homicídios… É impressionante o crescimento exponencial que temos observado neste campo, sem que algo seja feito para contrariar esta tendência. Para dizer a verdade, isto é algo que me preocupa muito! Parece-me que, de cada vez mais, as pessoas perderam o respeito umas pelas outras… Existe, por parte destas pessoas, uma mentalidade possessiva que atribui um rótulo de propriedade ao seu companheiro/a, como se de uma peça de roupa no armário se tratasse. Quando alguém pensa “Tu és minha!” já está a desrespeitar a sua companheira enquanto ser livre, individual e dotada de poder de escolha. O mesmo é válido quando a história é ao contrário!
Algo está muito errado quando temos adolescentes nos seus primeiros namoros que praticam atos de violência uns com os outros e, ainda por cima, acham que é normal… Gente, NÃO É NORMAL!!!!!!!
***
Mais uma vez, o autor brinda-nos com uma história emocionante e comovente. As relações são exploradas a vários níveis… Existem relações abusivas, relações de amizade, relações de amor e relações paternais.
Katie mostrou-se uma personagem forte e corajosa. Embora sempre perseguida pelo medo e dúvida de ter sido seguida com pelo marido abusivo, ela tem a coragem de fugir. Sim, porque é preciso coragem para fugir deste tipo de relações! Ela também retrata uma outra face das vitimas de violência: a dificuldade de voltar a acreditar… No amor, numa relação, num homem…
Já Alex mostrou-se como um homem bondoso, a quem a vida não foi muito amigável, mas sempre com um sentido de honra e justiça muito presente. A sua relação com os filhos foi algo muito bonito de se ler e não foi difícil de perceber que, embora estivesse a criar dois filhos sozinho, não se estava a sair nada mal nessa tarefa.
Quanto a Kevin… Não há palavras para descrever o que esse personagem me fez sentir… Não existem dúvidas para mim que ele era doido…
***
Este livro trouxe-me um mix tão grande de sentimentos! Simpatia, alegria, amor, tristeza, raiva, pena, alivio, esperança… Tudo isto no mesmo livro! E devo dizer, que raiva que me deu daquele Kevin!!!!! Arrrrggg!!!
Adoro este tipo de leitura, que, tão depressa nos tem de coração apertado pelo que vem de seguida, como nos deixa com um sorriso no rosto por lermos um momento adorável! E momentos adoráveis não faltaram! Qualquer momento passado com Katie e Alex com os dois filhos dele foi adorável ao máximo! Gostei muito de ler a evolução da Katie! Ela começa como uma mulher assustada e acaba como uma mulher que volta a amar e finalmente é amada! Isso é a grande mensagem de esperança que eu encontrei nesta história!
Um Refúgio Para a Vida é um livro que com uma leitura simples e acessível, que nos faz pensar em assuntos super atuais. Mais uma vez, fica evidenciada a capacidade de o autor transmitir, através das suas palavras, sentimentos muito fortes aos seus leitores! Recomendo muito!
*******
Finalmente, podem ler mais das minhas opiniões sobre outros livros do mesmo autor seguindo este link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *