Em Português,  Livros

| A Arte de Organizar a sua Vida | Hideko Yamashita – Opinião

A Arte de Organizar a Sua Vida é um livro que vem de encontro a uma temática que há algum tempo que eu queria explorar um pouco mais… Tenho acompanhado o blogue da Raquel, So Happy With Less, e estado atenta às suas dicas. Mais recentemente, fiquei muito curiosa quanto ao desafio dela #destralhar2020, que conta com a participação da O Meu Reino da Noite como embaixadora! Queria muito participar, mas faltava-me um pouco mais de incentivo e este livro deu-me esse incentivo!

A Arte de Organizar a Sua Vida

 

Título Original: Dan-sha-ri: Decluttering for heart and mind

Autor: Hideko Yamashita

Data de Publicação: janeiro de 2018

Páginas: 224

Editora: Alma dos Livros

ISBN: 978-989-99933-0-3

Onde comprar: | WOOK | Alma dos Livros |

Sinopse

A Arte de Organizar a Sua Vida, de Hideko Yamashita, encontra-se há vários anos na lista dos livros mais vendidos no Japão. Entretanto, tornou-se um fenómeno e está a conquistar as livrarias de todo o mundo.

O método Dan-sha-ri é pioneiro na arte de ordenar as nossas coisas e a nossa vida. Mais do que a arte de arrumarmos os nossos armários e gavetas, o Dan-sha-ri ensina-nos a observar cuidadosamente a nossa relação com aquilo a que nos apegamos e a libertarmos a mente dos apegos que não nos servem.

Dan-sha-ri é uma conjugação de três expressões japonesas que ilustram os momentos mais importantes da arte de organizar a vida:

1. Dan: «rejeitar», fechar a porta àquilo que não merece entrar na nossa vida.

2. Sha: «livrar-nos» do que já possuímos, mas de que não precisamos.

3. Ri: «eliminar» o desejo, desapegarmo-nos de todas as coisas de que não precisamos.

Afinal, o que é mais importante: a nossa vida ou as coisas? Precisamos de tudo o que possuímos? Se a resposta é não, por que razão é tão difícil desfazermo-nos do que acumulámos durante anos e que ainda guardamos?

Hideko Yamashita ensina-nos a desfazermo-nos de tudo o que é dispensável na nossa vida: desde a roupa que transborda dos nossos armários até ao relacionamento que arrastamos por hábito, mas que não nos preenche.

O Dan-sha-ri consiste em conhecermo-nos a nós mesmos através da organização. Dito de outra forma: ao ordenarmos as tralhas da casa, arrumamos também o coração.

Texto extraído do site da editora Alma dos Livros, disponível neste link!

Opinião

A autora introduz neste livro um conceito criado por ela, o Dan-sha-ri. Mas o que é isto do Dan-sha-ri?! Segundo a autora, este conceito pode ser definido como um estado de liberdade e leveza, em que passamos dan (que significa fechar a passagem), praticamos o sha (que significa deitar fora) para chegarmos ao ri (a fase do desapego).

***

Bem, segundo o que percebi desta leitura, esta é uma corrente que dá uma maior importância à organização e destaca-a da arrumação. Para dizer a verdade, antes de fazer esta leitura, nunca diferenciei organização de arrumação, mas a verdade é que, pensando bem, podemos arrumar sem organizar, não?

Confesso que leitura deste livro me fez pensar muito… Costumava incluir-me no grupo dos que “guardam porque pode vir a fazer jeito” e, com isso, consegui ocupar imenso espaço com coisas que não me são úteis… De há uns tempos para cá tenho vindo a mudar a minha forma de pensar e, aos poucos, tenho feito uma seleção de coisas que, de facto, uso, das que não me fazem falta nenhuma. A leitura deste livro fez-me pensar ainda mais neste assunto… A verdade é que, quando estamos habituados a estar rodeados de coisas, perdemos um pouco a noção do quão necessárias essas coisas realmente são e ficamos acomodados a espaços cheios de nada… Acho que foi esta a maior lição que tirei desta leitura… Coisas ocupam espaço, o nosso espaço… Mantermos coisas desnecessárias na nossa vida, significa, muitas vezes termos espaço ocupado com nada…

***

A Arte de Organizar a Sua Vida foi uma leitura muito útil para mim, que já tinha intenção de começar a “praticar o desapego”… A leitura é simples e fluída e a autora dá exemplos práticos para explicar o que quer dizer! Aconselho a quem está a pensar, tal como eu, a reorganizar a sua vida e tem algumas dúvidas sobre como o fazer!

*******

Podem ler mais das minhas opiniões clicando neste link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *