Desenvolvimento Pessoal / Espiritualidade,  Em Português,  Livros

| O Portal | Tom Cronin & Jacqui Fifer – Opinião

O Portal é um livro que aborda a meditação através de uma perspectiva mais cientifica. Ele fez-me pensar sobre a forma como vivemos as nossas vidas e vemos o mundo.

O Portal

 

Título Original: The Portal

Autor: Tom Cronin e Jacqui Fifer

Data de Publicação: fevereiro de 2020

Páginas: 256

Editora: Alma dos Livros

ISBN: 9789898999139

Onde comprar: WOOK | Alma dos Livros

Sinopse

A ENERGIA SECRETA QUE UNE O UNIVERSO

UMA VISÃO TRANSFORMADORA DA REALIDADE
O mundo em que vivemos está em crise. As pessoas andam stressadas e confusas. Muitas nem sequer sabem que o seu espaço interior existe. A humanidade encontra-se numa encruzilhada. No entanto cada um de nós tem uma capacidade natural para se afastar do abismo e evitar que a catástrofe atinja a nossa espécie. Há um caminho ancestral que ajuda a guiar-nos através de uma transformação essencial: O Portal, mostra-nos qual é esse caminho.

COMO A MEDITAÇÃO E A ATENÇÃO PLENA PODEM SALVAR O MUNDO
A meditação e a atenção plena desbloqueiam o nosso poder interior, aumentando a compaixão pelos que nos rodeiam. O Portal apresenta poderosas histórias de pessoas que triunfaram sobre a tragédia, que transformaram a vida através da meditação, assim como a visão inovadora de alguns dos mais importantes pensadores da atualidade.

DESCUBRA O POTENCIAL ÚNICO DO SER HUMANO
Temos a habilidade de treinar a mente e de nos reconectarmos com o coração. E também a capacidade de redesenhar o nosso futuro coletivo, se assim o desejarmos. O Portal partilha com o leitor uma visão transformadora para a humanidade e inspira-o a seguir os próprios passos e a perceber o potencial único que cada ser humano tem para mudar o mundo, de dentro para fora.

ACALME A SUA MENTE. ABRA O CORAÇÃO. TRANSFORME O MUNDO.

Opinião

Não é a primeira vez que refiro isto aqui, para mim, existem livros diferentes para estados de espírito diferentes. Acrescento ainda a esta caracterização que existem livros para serem lidos e livros para se ir lendo… Confuso? Talvez um pouco, né? 🙂

Para mim, O Portal não foi uma experiência literária rápida. Senti necessidade de entrar num mood muito específico para ter a certeza de conseguir apreciar de forma completa e assimilar o que nele estava escrito.  Também não o li todo de uma única vez… Fui lendo…

Quando iniciei a leitura, não tinha bem a noção do caminho que ele iria tomar e o que seria esse tal portal que dá o nome ao livro… O portal trata-se da meditação… O livro tem testemunhos de várias pessoas que, de alguma forma ao longo das suas vidas, se viram em situações adversas que deixaram marcas profundas nas suas personalidades. Ele apresenta-nos essas pessoas, quem eram antes, o que aconteceu para ficarem assim marcadas e como lidaram com essas dificuldades. Para todas elas a meditação foi importante de alguma forma.

***

O livro também se foca na Inteligência Artificial e em como ela pode ajudar a melhorar o mundo, mas não sem algumas preocupações. Uma delas passa precisamente pela forma como os programadores programam – passo a redundância -, fazem-no de acordo com as suas próprias visões do mundo, dos sentimentos, das formas de lidar com os problemas…

O Portal também é aborda o programa Loving AI e como um robot com a aparência humana e dotado de inteligencia artificial pode ser utilizado para fazer terapia em participantes do estudo, transmitindo-lhes estímulos de amor.

Loving AI is a research project addressing how AI agents can communicate unconditional love to humans through conversations that adapt to the unique needs of each user while supporting integrative personal and relational development. – fonte: lovingai.org

Pessoalmente, tenho algumas dúvidas relativamente a este tipo de terapia, acredito que ela exige do participante uma abertura muito maior, mas, se caminhamos para um mundo onde a IA vai estar presente no nosso dia a dia, então espero que ela seja usada precisamente para isto, para o bem…

***

Nos últimos tempos tenho lido bastantes livros que abordam a meditação e explicam algumas técnicas para a colocar em pratica.. O Portal é mais um livro que vem salientar a capacidade da meditação provocar efeitos positivos nos seres humanos… No entanto, ele foca-se mais no lado científico da técnica do que no lado espiritual e essa foi uma mudança que me agradou.  No final, existem ainda umas  páginas dedicadas à explicação de como realizar vários tipos de meditação, para quem quiser experimentar.

***

Este é um livro com pensamentos e ideias profundas e verdadeiras, que me tocaram de forma especial. Não foi uma leitura rápida, mas foi, sem dúvida, uma leitura enriquecedora. Gostei dos sentimentos que ele me transmitiu e da forma como me fez pensar em assuntos sobre os quais ainda me não tinha questionado nem uma vez…

No entanto, devo confessar que senti alguma dificuldade em ligar-me ao livro, logo nas primeiras páginas. Sentimento que foi ultrapassado facilmente à medida que entrava mais e mais fundo nos pensamentos dos autores.

*******

Podem ler mais opiniões a livros relacionados com a espiritualidade e desenvolvimento pessoal seguindo este link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *