Em Português,  Livros,  Romance,  Sugestões

| O Lado Perverso de Kai | Estelle Maskame – Opinião

O Lado Perverso de Kai é um livro Young Adult  pequeno, de fácil leitura e com uma mensagem muito importante.

O Lado Perverso de Kai

 

Título Original: The Wrong Side of Kai

Autor: Estelle Maskame

Data de Publicação: julho de 2020

Páginas: 248

Editora: Editorial Presença

ISBN: 9789722365710

Onde comprar: | WOOKEditoral Presença |

Sinopse

Vanessa não acredita em relacionamentos sérios. Na verdade, já não acredita em nenhum tipo de relacionamento. Quando decide terminar a sua ligação fortuita com Harrison, é vítima de uma ultrajante traição – por despeito, ele divulga entre os seus amigos um vídeo que expõe momento íntimos vividos entre ambos e que acaba por ser objeto de comentários jocosos em toda a escola. Vanessa decide vingar-se, com a ajuda de Kai, um novo aluno, misterioso e sedutor, que odeia Harrison. O que poderá acontecer com este plano de vingança? Uma história a não perder sobre mágoa, perdão, confiança e vulnerabilidade – e sobre a inebriante sensação de felicidade com que a paixão nos invade.

Texto extraído da página on-line da editora Presença, disponível neste link.

Opinião

Depois de ter lido os livros da série Já Te Disse Que Te Amo?, da autora Estelle Maskame, e de ter gostado muito deles, quando surgiu a oportunidade de ler este O Lado Perverso de Kai não hesitei! A curiosidade era muita e a sinopse prometia, por isso as expectativas eram altas! Li este livro ainda no ano passado. É um young adult pequeno que se lê rapidamente, não só por não ser muito longo, mas porque tem uma história que prende.

Gostei muito da química que os personagens principais demonstraram ao longo de toda a história e da sua cumplicidade, embora tudo isso tenha sido um pouco rápido e o relacionamento deles tenha sido bem precoce, uma vez que toda a acção do livro se passa em uma semana… Digo-vos uma coisa, não sei como eles conseguem ter semanas tão animadas, o meu secundário não teve nada semelhante! xD

Kai e Vanessa eram dois desconhecidos com um inimigo comum… Costuma dizer-se que a ocasião faz o ladrão, não é? Neste caso, a ocasião gerou a dupla perfeita para executar a vingança ainda mais perfeita. Ainda assim, acho que ambos correram riscos indevidos e impensados para levar a cabo uma vingança contra Harrison, o seu inimigo comum.

***

Embora não seja a favor de vinganças, nem da forma como eles agiram, devo confessar que achei o Harrison e o seu grupinho de amigos um conjunto de seres desprezíveis… Muitas coisas estão erradas na história e vão muito para além da divulgação de vídeos privados… Existe violência entre colegas, agressões físicas e verbais, bullying… Tudo o que se pode imaginar na vida de um adolescente dos USA… Tudo isso são pontos que merecem apreciação pela parte do leitor, porque, muito embora todos saibam que é incorreto, a maioria continua a olhar para o lado quando toma conhecimento de algo.

Apesar de tudo, parece-me que o nome deste livro atribui uma qualidade ao personagem principal masculino que não é, de todo, exclusiva dele. Existe também um lado bem perverso em outros personagens da história… A forma como o titulo foi escolhido, faz parecer que toda a vingança parte do Kai, mas, ainda que inicialmente a ideia tenha surgido dele, a própria Vanessa é co-autora dos planos da vingança… Mas antes de falarmos de vingança, é preciso concordar que lançar um vídeo intimo para as redes sociais também é muito perverso… Foi aí que começou toda a perversidade da história, não concordam?

***

De uma maneira geral, gostei bastante da forma como a autora conduziu a história e os personagens. Mostrou o lado mais errado, mas no fim, terminou a história da forma correta. Com ensinamentos reais… É importante salientar, que, o que aconteceu com a Vanessa, a nossa heroína, acontece todos os dias com muitas outras raparigas e rapazes… E não precisamos de atravessar o atlântico para as descobrir… É importante estarmos, enquanto seres individuais, mas também enquanto sociedade, atentos a estes casos de violência, abuso, chantagem e o que mais lhe queiram chamar, e denunciar sempre! Pais, professores, amigos… A qualquer pessoa que achem que vai ajudar! É da máxima importância saber que não podem e não devem sofrer em silêncio!

*******

Podem ler mais opiniões a livros desta autora, seguindo este link!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *