LifeStyle

| Estantes, o antes e o depois | Decoração

Olá a todos!! O que me traz hoje aqui não é uma nova opinião literária… Calma!! Quase consigo ouvir as vossas mentes pensarem: “Ué?! Como não? Não é tudo o que se faz por aqui?” Bem… A verdade é que, embora isso seja 99.9% do que eu costumo partilhar, esse nunca foi o meu objetivo inicial… Não queria apenas partilhar opiniões sobre livros por aqui, mas, por várias razões, isso acabou por ser a maior parte do que eu faço… Ainda assim, espero mudar isso em breve e este é apenas o início dessa mudança… 🙂 Hoje, o que me traz por cá não é o que habita as minhas estantes, mas as estantes propriamente ditas! “As estantes?!” Sim! isso mesmo!! Vamos lá?

*

Fez um ano, no final do verão passado, desde que mudei as minhas estantes e toda a decoração da sala onde os meus livros estão. A divisão é a mesma, mas todo o recheio é diferente e mais dirigido aos meus gostos e às minhas escolhas pessoais. Sei que nem todas as pessoas têm o privilégio de fazer a sua própria sala dedicada aos livros (aka a minha pequena biblioteca privada) e, por isso mesmo, considero-me uma sortuda por ter tido a oportunidade de transformar uma divisão de acordo com os meus gostos para a converter naquele que é o meu cantinho literário.

O antes

 

A maior parte dos meus livros estava concentrada numa divisão da minha casa que era, basicamente, uma pequena sala. Tinha duas estantes e uma escrivaninha com algumas prateleiras, mas começava a ficar com pouco espaço para novos livros. Também tinha um sofá grande, de três lugares, uma pequena mesa de centro e um armário de vidro.

 

As estantes já tinham alguns anos, eram de madeira e tinham apenas três prateleiras (tecnicamente tinham quatro, mas eu não usava a prateleira de cima para colocar livros, já que não se seguravam bem). Também existia a parte de serem mais adequadas para estantes de escritório… Os tons predominantes da divisão eram o amarelo torrado e o castanho, o que tornava a divisão num lugar mais escuro do que o que eu gostava e também desejava algo mais “clean” e luminoso.

Mudar, porquê?

O espaço estava bastante ocupado com peças de mobília que, não só não ajudavam e não tinha o capacidade de albergar mais livros, como também não se enquadravam no que eu esperava que fosse a minha pequena biblioteca pessoal. Basicamente, estava urgentemente a precisar de espaço novo e de algo mais próximo dos meus gostos pessoais. Surgiu a possibilidade de transformar aquela pequena divisão em algo realmente meu e eu agarrei a oportunidade com ambas as mãos!

O Depois

Ter um local onde vou guardando os meus livros, partilhado com outras pessoas, é algo completamente diferente de ter uma divisão dedicada única e exclusivamente a eles… Acho que represento grande parte dos leitores mundiais quando digo que ter uma biblioteca própria é um sonho tornado realidade para nós! 🙂 Por esse motivo, transformar esta divisão no meu próprio cantinho de leitura é um grande motivo de orgulho para mim…

Escolher aquela que seria a sua decoração levou algum tempo. Sabia que queria algo mais claro, para dar um ar mais limpo e leve, algo que não existia anteriormente. Optei, por isso, por estantes brancas. Três principais, e uma secundária que uso maioritariamente como uma espécie de aparador. Na verdade, funciona como divisão física da sala, uma vez que não existe uma parede.

Deixo-vos algumas fotos que mostram a evolução desde o inicio até agora:

Julho de 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

Outubro de 2019

 

 

 

 

 

 

 

Dezembro de 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

Outubro 2020
Julho de 2019

 

 

 

 

 

Julho de 2020

 

 

 

 

 

 

 

Ainda assim, existe na sala uma parede que se encontra praticamente vazia… O meu objetivo passa por colocar lá estantes, assim que estas ficarem a abarrotar… xD Mas, enquanto isso não acontece, pensei em colocar alguns quadros… Ideias para uma nova publicação! 🙂

*******

Se estiverem interessados em ler as minhas opiniões sobre os livros que povoam as minhas prateleiras, cliquem neste link! 😉

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.