Em Português,  Livros,  Sugestões

| À Descoberta do Universo | Stephen & Lucy Hawking – Opinião

À Descoberta do Universo é um livro de não-ficção destinado a um público mais jovem, mas que pode perfeitamente fazer as delicias de graúdos que queiram descobrir mais sobre o universo que nos rodeia.

À Descoberta do Universo

 

Título Original: Unlocking the Universe

Autores: Stephen Hawking e Lucy Hawking

Data de Publicação: janeiro de 2021

Páginas: 432

Editora: Editorial Presença

ISBN: 9789722366755

Onde comprar: WOOK | Editorial Presença

Sinopse

«Chegou o momento de olhar para o Universo em vez de olharmos para dentro de nós…»

Como teria sido caminhar na Terra cheia de lava há 4,5 mil milhões de anos?

Como te sentirias ao lado de um vulcão em erupção? Ou se desses o primeiro passo na superfície da Lua?

E o que farias se os robôs viessem a dominar o mundo?

A série das aventuras de George criada por Lucy e Stephen Hawking foi um êxito a nível mundial. Pela primeira vez, os factos da vida real e as fascinantes teorias científicas apresentados nesses livros foram compilados num único volume, juntamente com novos conteúdos da autoria de destacados cientistas de todo o mundo. Repleto de ilustrações, factos e números, este é o guia perfeito para tudo o que alguma vez quiseste saber sobre o Universo.

Texto retirado do site da editora Presença, disponível neste link.

Opinião

Ser uma pessoa apaixonada por ciência e pelo universo em especial, transforma-me numa grande fã de Stephen Hawking! Acho que não é um exagero dizer que a maior parte das pessoas conhece o nome desta grande pessoa que passou pelo nosso planeta e que em muito contribuiu para a sua evolução, através do seu conhecimento… Por esse mesmo motivo, decidi fazer a leitura deste livro, mesmo sabendo que ele estava destinado a um público mais jovem.

*

Acreditem em mim quando vos digo que o livro À Descoberta do Universo é uma completa aventura científica entre páginas! (para quem é apaixonado por ciência, claro! [Eu sei, eu sei… Nerd Mode ativado no máximo!] xD) Este não é um livro infantil, mas é destinado especialmente para um público mais jovem… Algures entre a pré-adolescência e o inicio da adolescência, sabem?! 🙂 Até porque… … Já viram o que era deste mundo atual se adolescentes lessem livros de ciência?! Seria muito pouco in da parte deles fazer algo assim, né?! (por favor, compreendam a minha ironia e sentido de humor nas duas últimas frases escritas… eheheh Todos sabemos como vai a leitura na adolescência (e no geral), nos dias que correm, em Portugal, mas óbvio que nunca desistimos de tentar despertar qualquer leitor adormecido! Por isso, se é adolescente, gostas de ciência, adoras o espaço e ainda estás a ler os meus devaneios? Este livro é MESMO para ti! xD)

De qualquer forma, À Descoberta do Universo tem informações úteis para qualquer pessoa que queira aprofundar os seus conhecimentos científicos relacionados com o espaço! Vai além do conhecimento geral, não se baseia apenas em informações que se encontram nos parâmetros de “cultura geral”… É para quem quer saber mais, mesmo…

Resumidamente, podem esperar obter dele uma de leitura simples, com uma escrita muito acessível, mas nada infantil! Notem: não se trata de um livro para crianças! 🙂 Por isso mesmo, acredito que ele seja capaz de agradar a miúdos e graúdos que queiram expandir conhecimentos! Quiçá uma leitura conjunta, entre pais e filhos? Uh? Que me dizem? Fica a dica! 😉

*

Só para finalizar, mais uma coisa que me agradou imenso: A qualidade da impressão! Tem fotos a cores e impressas com uma qualidade impecável; a capa é linda e adorei o pormenor brilhante; e as folhas têm uma gramagem superior à que costumamos encontrar em livros… Enfim, foi uma agradável surpresa! 🙂 Sem esquecer que também gostei muito que todos os capítulos contassem com bastantes ilustrações e esquemas explicativos, que, sem dúvida, ajudam as mentes mais irrequietas a manter a atenção focada enquanto aprendem melhor.

*******

Podem ler mais das minhas opiniões seguindo este link!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.