Em Português,  Livros,  Romance,  Sugestões

| A Livraria dos Finais Felizes | Jenny Colgan – Opinão

A Livraria dos Finais Felizes é uma história sobre autossuperação e sobre seguir em frente, mesmo quando tudo parece estar a dar errado.

A Livraria dos Finais Felizes

Título Original: The Little Shop of Happy Ever After

Autor: Jenny Colgan

Data de Publicação: fevereiro de 2021

Páginas: 320

Editora: Chá das Cinco

ISBN: 9789897104725

Onde comprar: | WOOK | Saída de Emergência |

Sinopse

Nina Redmond é literalmente uma casamenteira. Encontrar o livro perfeito para cada leitor é a sua paixão… e também o seu trabalho. Ou pelo menos era, até a biblioteca pública onde trabalhava fechar as portas.

Determinada a encontrar um novo rumo, Nina muda-se para uma pacata vila na Escócia, onde compra uma carrinha e a transforma numa livraria itinerante, viajando pelas Terras Altas e transformando as vidas daqueles com quem se cruza com o poder da literatura.
É então que descobre um mundo de aventura, magia e romance num lugar que aos poucos se vai tornando no seu lar… um lugar onde ela poderá escrever o seu final feliz para sempre.
Texto extraído do site da editora Saída de Emergência, disponível neste link.
Opinião

Jenny Colgan escreve romances muito suaves e doces. Este não é o primeiro livro da autora que eu leio e, à semelhança do que aconteceu com o primeiro, também este me prendeu pela sua mensagem.
Nina é uma mulher que adora livros… Quem não se identifica, certo? Bem, para além de os adorar, ela também adora juntar cada titulo à pessoa certa e ao momento exato e a verdade é que ela tem um dom para o fazer. Ao ver-se desempregada, Nina faz algo que muito poucos conseguem fazer… Arrisca! Muda de cidade, muda de emprego, investe em algo que gosta! É preciso ser realmente forte para fazer algo assim!

*

Pontos positivos de A Livraria dos Finais Felizes: Nina adora livros! Adora também encontrar casas perfeitas e donos perfeitos para esses livros! Não será esse um emprego de sonho?? (Suspiro)
A autora criou uma trama agradável, em torno das mudanças da vida de Nina e não transformou o livro num vai e vem em torno da existência de uma relação. Não fiquei desiludidos! Existe romance, sim! Óbvio!!! Apenas não é o ponto principal da história! Toda o livro grita Nina, e eu adorei essa parte!!!
Esta é uma história que nos faz refletir sobre os nosso próprios limites, sobre a capacidade de os explorar e sobre a capacidade de os levar mais além… Algo do tipo começar do zero e conseguir, não significando com isto a inexistência de medo… É ter medo e seguir em frente mesmo assim!

No fundo, foi o que a nossa personagem principal fez… Enquanto lemos A Livraria dos Finais Felizes, somos capazes de entrar dentro da cabeça de Nina e ler os seus pensamentos, e percebemos isso mesmo! Ela tem inseguranças, incertezas, medos, mas arrisca e segue em frente! Essa é a mensagem principal deste livro, na minha opinião.

*

Esta leitura não aconteceu com a mesma rapidez das outras que costumo fazer… Normalmente, leio bastante rápido, mas até entrar, de facto, na história e começar a entender a personagem Nina, confesso que me custou um pouco. Ainda assim, assim que ultrapassei essa fase, o livro revelou-se uma excelente companhia e não parei de ler até descobrir como a Nina resolveria as adversidades que a atingiam.

*******

Podem ler mais opiniões seguindo este link!

 

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.